1/04/2014

"Enders nao e o fim"

Nova entrevista com a Lissa Price sobre Enders, que irá ser lançado nesse mês nos EUA, e continuação da série.



Como foi o seu processo de escrita para Enders? Quaisquer desafios inesperados ou surpresas?


LP: Enders foi a primeira vez que eu encontrei-me escrevendo uma sequela. Eu realmente senti o peso da obrigação de satisfazer os leitores que amaram Starters. Era tão diferente de Starters, o que eu escrevi no meu quarto, não tenho certeza se qualquer editor iria comprá-lo, ou se qualquer outra pessoa, ou meus amigos iriam ler. Quando escrevi Enders, eu tinha um monte de vozes na minha cabeça que tinha dúvidas. Eu poderia continuar a história com Enders e ainda surpreender o leitor, sabendo que eles estariam procurando por isso?

Mas no final, você tem que confiar no processo e ouvir os personagens e no coração da história. Fiquei muito feliz com o resultado e as reações iniciais confirmaram isso. Alguns fãs dizem que gostam mais de Enders do que Starters.

-Considerando-se que sua inspiração para Starters veio da vacina contra gripe, eu sempre penso em Starters quando eu recebo uma vacina contra a gripe. Você escreveu essa série mais cética sobre vacinas?

LP: Isso me faz sorrir. Eu gosto de ouvir que você fez essa associação. Na verdade, meus sentimentos sobre várias vacinas em nosso mundo real têm pouco a ver com o dispositivo que eu usei na história. Eu não estou tentando influenciar as pessoas de qualquer maneira sobre vacinações. O que eu não gosto é como as vacinas tornaram-se embalada por isso não há escolha a não ser se dizer três vacinas em um tiro. Há alguns anos atrás, você poderia simplesmente ter uma. Eu gostaria que ainda tinha essa opção.


-Qual foi sua cena favorita que você escreveu em Enders?

LP: Eu tenho várias. Uma que me vem à mente - há uma personagem, um cara que vou me referir como X de modo a não dar nada. Um Ender tem X espancado por dois homens e mostra-lhe a Callie. Eles estão separados por uma grande parede de vidro. X repousa a palma da mão sobre o vidro e Callie coloca dela lá para conhecer, mesmo que eles não podem realmente se tocarem (isso é ainda mais significativo quando você ler o livro). Ela foi mostrada a X porque o Ender quer que ela faça algo por ele. Naquele momento, Callie percebe o quanto ela se preocupa com X e ela concorda em fazer o que for preciso para fazê-los parar o espancamento. Eu gosto dos níveis de emoção e virada naquela cena.


-Enders é realmente o fim? O que vem por aí para você? LP: Definitivamente não é o fim. Atualmente estou trabalhando em uma nova série que eu estou muito animada. Será mais um thriller futurista YA, um mundo totalmente diferente de Starters/ Enders. E eu tenho alguns países onde Enders foi publicado mais cedo que já quer outro na série Starters. Por isso, é possível que a história irá continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário